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Comer bem é fazer dieta o tempo todo?

Ter uma alimentação saudável não é estar em uma dieta eterna!

Dia desses conversando com uma amiga, ela me perguntou qual era a diferença entre comer de forma saudável e fazer dieta, já que a vida toda ela achou que as duas coisas eram uma só.

“Se você tá fazendo dieta você come de forma saudável e se você come de forma saudável, com certeza tá fazendo dieta!”

Vamolá: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E quais são as três principais diferenças entre comer bem e estar de dieta?
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1 – Fazendo uma dieta você não tem escolha: é assim ou assado e ponto final. Já quando você tem uma alimentação saudável, você aprende com o tempo, prática e paciência o que você deveria comer naquele momento. Você aprende a entender mais seu corpo.

2 – Dietas não levam em consideração o seu estado emocional do momento, que é muito diferente de você finalmente juntar cabeça + corpo + mente. Não tem como falar de comida e escolhas alimentares sem levar suas emoções em conta.

3 – Comer de forma saudável é hábito, você sabe o que deve ou não comer e isso já faz parte da sua rotina diária. Já as dietas têm tempo de validade porque são insustentáveis (você conhece alguém que consegue seguir todas as regras todos os dias?) e dependem sempre de um papel ou uma regra pra acontecer. Sozinha, você se sente perdida!

Você faz dieta sem saber?

10 sinais de que você ainda está fazendo dieta (mesmo achando que não):
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1. Se sente culpada quando come algo que é muito gostoso.

2. Evita comer, ou simplesmente não come, tipos específicos de alimentos (principalmente os que tem carboidrato) sem ter alguma condição física que te impeça.

3. Para de comer num horário determinado a noite porque acha que vai engordar.

4. Sente a necessidade de fazer um “detox” de tempos em tempos.

5. Se torna vegano ou vegetariano apenas por achar que vai perder peso.

6. Evita comer alimentos só porque te disseram que eles “não são tão legais assim”, e não porque você mesma decidiu.

7. Cancela compromissos sociais que envolvem comida com medo de comer demais e passar dos limites

8. Para de comer quando acha que já comeu a quantidade que o corpo precisa sem estar realmente saciada.

9. Separa alimentos em categorias (saudável e não saudável, bom ou ruim).

10. Conta, se preocupa e/ou decide não comer algo se baseando na quantidade de calorias.

10 sinais de que você não está mais fazendo dieta:

1. Você aproveita aquilo que você gosta de comer sem exageros, saboreando cada garfada.

2. Só corta (ou diminui) da alimentação alimentos específicos por questões de saúde, aquilo que você sabe que vai te fazer mal por algum motivo.

3. Sabe que se estiver com fome, você vai comer (independente do horário), mas também não vai mandar ver numa feijoada às 11 da noite e dormir logo em seguida.

4. Entendeu que não existe dieta detox, e mesmo que ela funcionasse você não precisaria, pois exageros, por exemplo, acontecem com pouca frequência.

5. Não faz restrições temporárias, pois sabe que elas são insustentáveis e não sente aquela vontade avassaladora de devorar tudo que vê pela frente.

6. Não se força a comer aquilo que não gosta só porque ouviu dizer que “faz bem” ou “emagrece”.

7. Não cancela happy hour ou jantar com os amigos porque vai rolar comida, mas já entendeu que é normal se as vezes for além do limite. Volta a rotina e o baile segue.

8. Come sem distrações, quando tem fome e para de comer quando tá satisfeita.

9. Sabe que alimento nenhum tem super poderes de vilão ou mocinho. Mas presta atenção na frequência da ingestão e se eles são resultado de emoções incomodas.

10. Não associa mais a comida com um número de calorias, mas como fonte de energia, vitalidade e prazer.

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